Fico muito feliz com a sua visita!

Os amigos são como flores

que alegram nossas vidas!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CANTINHO DO SABER COM ALEGRIA




Dicas para educadores, trabalhos realizados com meus alunos.

Quem sou eu?
Professora Vilma, apaixonada pela minha profissão e pelos saberes de meus alunos.
Procuro sempre planejar aulas dinâmicas, escolhendo diferentes caminhos para que favoreçam a construção dos conhecimentos, utilizando atividades dinâmicas.
Com esse blog quero trocar experiências.


Este artigo tem como objetivo de evidenciar os grandes avanços da tecnologia e da informação e comunicação ( TICs) como ferramenta mediadoras entre os educadores e educandos.
O mundo dinâmico acessado ao usar internet, é conhecido de ciberespaço, e, é formado por uma série de informações que se apresentam de diferentes formas, que podem ser textos, imagens, sons.
O grande imperativo, é a situação, como este educando obtém seus resultados ao navegar, pois ao interagir neste universo de informações, ele interfere no tempo, modo e ordem das informações. Tanto o educando, como o educador, têm facilidades de obter informações recentes devido a característica, de o ciberespaço ser riquíssimo em diferentes formas de linguagens, oferecer subsídios de apoio, como mapas, roteiros, além de permitir uma grande interação, onde o próprio navegador, explora vários caminhos, demonstrando a sua criatividade, em obter os resultados significativos, de acordo com o seu raciocínio.
Muito colabora o ciberespaço para o potencial de comunicação, através de bate-papo, fórum, comunidades virtuais, e desta forma tornando-se, diferenciada a forma da aprendizagem.
Segundo Teixeira Anísio “A educação é considerada um constante reconstrução de experiência. Teórico da educação, teve sempre uma atitude de inquietação, permanente diante dos fatos, considerando a verdade não com algo definitivo, mas que se busca continuamente.
Entre os diversos temas de discussão do fazer pedagógico do profissional educador estão as novas possibilidades, favorecidas pelo uso dos ciberespaços, na construção dos saberes, e desta forma valorizando a contribuição de cada um em favor do coletivo.
A internet é uma grande aliada dos profissionais da educação, pois semeia novas possibilidades que estimulam, provocam e promovem, a colaboração da construção do conhecimento. E, essas possibilidades da construção do conhecimento, se relacionam com o letramento digital, intermediado pelo compromisso da inovação tecnológica.. Conclui-se que, os artefatos tecnológicos da web 2.0, são necessários, porque são ferramentas, facilitadoras, pois são oportunas, e prazerosas na construção do conhecimento.
O interesse por buscar melhores condições de aprendizagem, é decorrente dos ideais da conscientização do educador, em favor de um perfil inovador. Portanto é preciso que os professores tenham oportunidades para sair do mimetismo da sala de aula.
“ Para tanto, cuidar dos professores é a estratégia mais promissora, tendo em vista que sua qualidade é a pedra de toque da aprendizagem do aluno. ( DEMO)


Ferramenta de trabalho do professor

A escolha como ferramenta social o GOOGLE é a ferramenta que mais uso, e que muitas pessoas usam e encontram sempre respostas para suas pesquisas. O Google me auxilia sempre como educadora e pesquisadora, pois é uma ferramenta fácil de usar e só digitar o que procura dar um “clic”, e pronto, e já aparece na tela a busca..
Nesta descrição sobre o “Google” Estive pesquisando e encontrei a definição trazida por especialistas em search engine optimization ( S.E.O. Otimizou o resultado nos Motores de pesquisa como funciona o GOOGLE.
O Google desenvolveu uma tecnologia de pesquisa avançada, que compreende uma série de cálculos simultâneos ocorrendo invariavelmente em menos de meio segundo e sem intervenção humana. Inserido a esta tecnologia está a Page Rank e análise de encontro –hipertexto (hypertext-matching) desenvolvida por Larry Page e Sergeey Brin. O Google não usa editores ou funcionários próprios para decidir a importância de uma página.
E milhões de utilizadores em todo o mundo olham para o google como a maneira mais rápida, fácil de encontrar a informação procurada na Web
Outra ferramenta é o ORKUT.
Que seu objetivo inicial era ser uma rede para encontrar e fazer amigos mas atualmente as pessoas usam essa rede para fazer parte de comunidades dentro do Orkut existem várias comunidades sobre tudo o que podemos imaginar. Podemos usar essa feramenta para aproximar professores e alunos, onde os objetivos podem estarem voltados á construção do conhecimento. O endereço é :http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16184662
Algumas formas de funcionamento do Orkut
O Orkut é dividido em três partes: Onde cada pessoa tem seu perfil: Social, Profissional, Pessoal.
Onde cada usuário tem um grupo de amigos que são ligados a outras redes de amigos, e assim vai.
As comunidades não têm limites de participantes, mas você pode adicionar no máximo 1000 comunidades), que podem funcionar como fóruns de interesses comuns. Por exemplo as pessoas podem partilhar os mesmos gostos ao fazerem parte da mesma comunidade.
Na comunidade existem duas áreas de interação; O fórum e os eventos. O fórum funciona por meio de tópicos. Uma pessoa elabora um assunto e um texto e permite que outros possam lê-lo e deixar alguma mensagem. Esta é a parte mais gostosa, onde as pessoas mandam cada mensagem lindas! É possível conversar no Orkut, porem não de forma instantânea.
Os eventos são explanações fixas, que normalmente comunicam algum acontecimento.Eles não podem ser respondidos. Na maioria são utilizados para fazer spam do tipo “ fique rico trabalhando em casa.”
Cada comunidade possui um dono, o qual poderá escolher os moradores, e a comunidade poderá ser aberta ou fechada.
Sistema de busca conta com um grande sistema de busca de comunidades e amigos.
O banco de dados conta com milhares de perfis e comunidades, entretanto cabe a cautelosa escolha de encontrar a pessoa certa.
A busca está disponível por sexo, local, idade, tipo de relacionamento, interesses, etnia, visão política, religião, e aparências.
É possível fazer uma busca simples por nome, e as comunidades por idiomas e categorias, que são as atividades como: alunos , escolas, governo, religões e entre outros.
Segundo a teoria dos seis graus de separação: diz que todas as pessoas podem se conectadas a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco intermadiários.
Alguns estudiosos dizem que o Orkut é suficiente para provar que essa teoria é verdadeira.
Cada perfil de usuários conta com uma página individual como uma forma de interação entre os usuários. Quando o Orkut ainda não contava com uma versão em português, esta era chamada de scrapbook.Para facilitar na linguagem, os recados passaram a ser chamados de scraps. Cabe aos usuários, ou autores dos scraps, a sua eliminação ou manutenção. Muitos eliminam para manter a privacidade, outros para manter a popularidade o mantêm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário